Tipos de extintores de incêndio e suas aplicações

Conheça os Tipos de Extintores de Incêndio e suas Aplicações
Quem deseja conhecer os tipos de extintores de incêndio e suas aplicações, precisa entender antes mesmo disso, o que é o fogo, pois assim será possível ampliar ainda mais o seu conhecimento sobre o assunto.
Confira então os seguintes tipos de extintores de incêndio e suas aplicações logo abaixo:
Tipos de extintores:Extintor com carga d’água: É o modelo indicado para os incêndios de classe A.
Extintor com carga de espuma mecânica:É o modelo mais indicado para incêndios nas classes A e B.
Extintor com carga de dióxido de carbono – CO2: É o modelo mais indicado para os incêndios das classes B e C.
Extintor com carga de pó químico BC: É o modelo mais indicado para incêndios das classes B e C.
Extintor com carga de pó químico ABC: É o modelo mais indicado para incêndios das classes A, B e C.
Extintor com carga de halogenados (Halon):É o modelo mais indicado para incêndios das classes A. B e C. Além disso, também é um pouco mais eficiente do que quando comparado com o extintor de dióxido de carbno CO2.
Extintor da Classe D: Como o próprio nome já nos induz a conclusão, é o modelo mais indicado para incêndios da classe D.
Extintor da Classe K: Melhor indicação para incêndios da classe K.
Verificação
Conferir a data de validade é sempre muito importante, mas isso não é uma tarefa tão simples assim, pois até as pessoas mais experientes no assunto acabam encontrando uma certa dificuldade vez ou outra.
Saber verificar a data de validade do extintor é uma tarefa que cabe aos Técnicos de Segurança do Trabalho, Engenheiros, cipeiros e outros prevencionistas e os funcionários da empresa.
Quanto mais pessoas estiverem cuidando desse assunto, menor será a exposição a um possível risco.
O único fator que o extintor de incêndio vencido representa é o de um grande prejuízo. Vamos pensar se um incêndio começa dentro da empresa, o funcionário imediatamente se apropria do extintor, mas o mesmo não funciona porque está vencido, assim o fogo foge completamente do controle e o que acontece em seguida você já deve imaginar: um prejuízo muito maior do que podemos calcular.
Alguém pode até chamar a vistoria dos Bombeiros para que exista a verificação e a certificação, mas se ninguém saber conferir a data de vencimento do extintor, ele apenas vai ficar lá e vencido.
O Bombeiro pode ver isso e a empresa perde seu tempo, pois terá que recarregar o extintor antes de chama-lo outra vez.
Atenção: na verdade o termo mais correto seria verificação da validade de carga do extintor, até porque o mesmo não vence, não tão rapidamente quanto a carga, é claro.
O selo do INMETRO
Para que você consiga então verificar a validade do extintor (no sentido de carga), é possível procurar pelo selo do INMETRO que estará fixado em alguma parte do cilindro.
Esse selo possui partes destacáveis e são justamente essas que mostram a data da realização do serviço. Depois de um ano após essa data, já é necessário fazer uma recarga.