Saiba qual a importância de investir em segurança contra incêndios




Acidentes com fogo podem trazer danos inestimáveis e irreversíveis: ferimentos graves, mortes, prejuízos ambientais, paralisação das atividades industriais, perda do patrimônio, etc. Muitos gestores da área de segurança do trabalho têm uma rotina corrida. Por essa razão, é preciso cuidado com temas elementares que, de tão óbvios, podem ficar de lado. A segurança contra incêndios é um exemplo disso.

No caso das empresas, a cautela deve ser ainda maior, uma vez que pode haver o uso de produtos inflamáveis ou equipamentos que consumam elevada quantidade de energia elétrica, fatores que aumentam os riscos de combustões descontroladas. Além disso, as companhias são obrigadas por lei a providenciar medidas que evitem ocorrências desse tipo. Quer saber mais? Então veja neste post qual é a relevância de ter um bom projeto de prevenção a incêndios!

Afaste os riscos de multas e interdições

As empresas que não tomam os devidos cuidados com a segurança contra incêndios estão sujeitas a multas e interdições.  As indústrias, por exemplo, têm que cumprir a NR 23 (Norma Regulamentadora), que dispõe especificamente sobre esse tema.

Existem outras leis que tratam desse assunto, inclusive municipais e estaduais, e os gestores precisam ficar atentos para respeitar todas elas. Por essa razão, muitas empresas já vêm apostando em cursos e treinamentos para minimizar essas ameaças.

De modo geral, o Corpo de Bombeiros funciona como um órgão fiscalizador para garantir a segurança dos ambientes, mas as organizações precisam, ainda, cumprir as exigências do Ministério do Trabalho, a fim de afastar os colaboradores da exposição a esse perigo. Entre as obrigações, também está a formação de brigadas internas de combate à proliferação das chamas. Trata-se de equipes formadas por seus próprios trabalhadores. Os profissionais têm que passar por treinamentos tanto para aprender a apagar e a minimizar o alastramento do incêndio como para controlar o pânico e providenciar uma evacuação segura.

Como se prevenir

Cada edificação vai demandar um plano diferente de prevenção. Na situação das indústrias, especialistas precisam elaborar um projeto específico de acordo com cada cenário e rotina. Há diversos fatores que podem causar um incêndio em uma empresa.

Desse modo, é indispensável ter um plano técnico e profissional para afastar os comportamentos de risco e demais situações críticas. Veja alguns erros que podem gerar um incêndio em uma organização:


equipamentos superaquecidos: laudos e manutenção de eletricistas e engenheiros eletricistas são essenciais para evitar que nenhuma máquina aqueça além dos limites. Isso pode causar curtos-circuitos e dar origem a incêndios, até mesmo de grandes proporções;


fiação exposta: os fios de eletricidade têm que ficar embutidos, longe da circulação de pessoas e equipamentos. Uma fiação com a proteção desgastada, por exemplo, também pode ser um ponto gerador de incêndios. Assim, a cautela e a ajuda técnica são essenciais para reduzir acidentes com eletricidade, bem como incêndios;


lâmpadas perto de arquivos de papel: lâmpadas devem ficar afastadas de documentos ou qualquer outro tipo de arquivo de papel.


Evite perdas de patrimônio

É muito comum os gestores de segurança do trabalho acabarem se atrapalhando com tantas leis e exigências nesse setor, não é mesmo? Nesse sentido, é indispensável ter um olhar diferenciado para as práticas de prevenção. Elas devem ser enxergadas como um investimento, e não apenas como uma obrigação legal.

Você já parou para pensar que um incêndio pode danificar definitivamente um maquinário importado, por exemplo, da cifra de milhões de dólares? Um pensamento mais raso pode levar os líderes a um grave erro: achar que um sistema preventivo de combate a incêndio tem custo alto e que atrapalha as atividades operacionais. Acontece justamente o contrário. O emprego de recursos financeiros em cursos e treinamentos, bem como em equipamentos de qualidade, é geralmente feito em reais e não chega nem perto desses valores vultuosos que um incêndio pode gerar para sua companhia.

Um bom plano de combate a incêndios, além de evitar as pesadas multas, também reduz os riscos de processos trabalhistas, na hipótese de um — ou mais — colaborador sair ferido. Esses projetos de precaução costumam oferecer ainda a manutenção periódica de equipamentos. Prevenir é sempre mais fácil e menos dispendioso do que remediar! No caso da segurança contra incêndios não é diferente!

Proteja seus colaboradores

Investir em um bom sistema de combate a incêndios ajuda a preservar vidas, algo que não tem preço, e é a maior vantagem de se apostar na segurança contra ocorrências desse tipo. Embora seja um assunto delicado, não dá para deixar de falar de um fato: acidentes podem resultar em acusações contra a organização, como a negligência ou a imperícia. Em casos mais graves, de morte ou de ferimento com muitas sequelas, o profissional responsável pela segurança do trabalho corre o risco de ser processado, inclusive por crimes com penas de prisão. A empresa também pode ser acionada judicialmente, até mesmo com pedidos de indenizações na justiça.

Além do salvamento das vidas em si, as medidas de proteção contra incêndios trazem uma capacitação dos trabalhadores para reagir da forma correta em situações de emergência. Saiba que é decisivo preparar o time para reagir com velocidade nessas situações.

Dessa forma, antes de o Corpo de Bombeiros chegar ao local, esse grupo de colaboradores já inicia o esvaziamento do lugar, ajuda a evitar o pânico e ainda pode controlar as labaredas até que o socorro oficial chegue. São atitudes determinantes e que precisam ser tomadas ao primeiro sinal de que as chamas saíram do controle. Tal habilidade pode ser a diferença entre a vida e a morte.

Desse modo, as brigadas de incêndio internas também protegem a infraestrutura da própria organização. Afinal, como já falamos, são medidas que realmente evitam acidentes e incidentes.

Sem contar na segurança da comunidade vizinha à empresa, que ficará bem mais protegida e tranquila: pessoas que moram, trabalham ou transitam pela região também podem ser potenciais vítimas.

E vale lembrar que é essencial conciliar a estratégia com a qualidade dos equipamentos. Não é suficiente adquirir extintores e providenciar saídas de emergência, simplesmente. Cada plano de segurança contra incêndios tem que ser produzido por profissionais especializados, que levarão em conta a rotina operacional e as características das instalações. Desse modo, serão definidos com total segurança técnica detalhes como os tipos adequados de extintores para cada situação.

Impeça danos à linha de produção

Um incêndio em uma indústria, de uma forma ou de outra, implicará em impactos na rotina produtiva. Mesmo uma ocorrência de pequenas proporções exigirá a evacuação do local, o controle e o apagamento das chamas, uma análise técnica da situação de segurança após o acontecimento, entre outras medidas.

Para um desempenho de sucesso em qualquer ramo, não interromper a linha produtiva é algo indispensável. As empresas que investem em segurança contra incêndios têm mais um excelente benefício (e uma razão a menos para atrasar as atividades operacionais).

Como você pode perceber, quando o assunto é a segurança contra incêndios, cumprir as normas regulamentadoras e a lei ajuda em muitas outras áreas.

Além disso, esses planos preventivos vão impedir acidentes, indicar equipamentos de qualidade e identificar todas as ameaças possíveis. O que você acha de dividir esse conteúdo com seu time? Compartilhe nosso post agora mesmo em suas redes sociais!

Fonte: Conect

22 visualizações
logotipo dks
LOGO HD PORTAS CORTA - FOGO

barras antipânico, portas corta fogo, dks, dks barras, dks portas corta fogo, porta corta fogo, portas corta fogo, segurança industrial, segurança contra incêndios, prevenção contra Incêndios

Atenção a DKS não envia boletos através de e-mail com bônus ou descontos caso tenha recebido um e-mail com este teor entre em contato conosco!

Entre em Contato

barras antipânico, portas corta fogo, dks, dks barras, dks portas corta fogo, porta corta fogo, portas corta fogo, segurança industrial, segurança contra incêndios, prevenção contra Incêndios

Atendimento

+55 (11) 2489-4040

+55 (11) 2480-2116

+55 (11) 94035-9940

+55 (11) 9.9361-3596 

 

LOGO WHATSAPP
LOGO WHATSAPP
  • Facebook - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Av. Amâncio Gaioli, 235 - Água Chata

Guarulhos - SP
São Paulo, SP 07251-250

barras antipânico, portas corta fogo, dks, dks barras, dks portas corta fogo, porta corta fogo, portas corta fogo, segurança industrial, segurança contra incêndios, prevenção contra Incêndios

® 2007- 2020 Todos Direitos Reservados a DKS Barras Indústria e Comércio de Arterfatos Ltda.