Proteja-se no trabalho com sinalização de segurança




No mundo do trabalho, a sinalização segurança desempenha um papel de extrema relevância como forma de informar todas as pessoas quanto aos vários riscos inerentes à sua atividade profissional. O objetivo da sinalização segurança é conduzir todos, sem exceção, a tomar atitudes preventivas e de proteção, reduzindo o risco de acidentes no local de trabalho.Fomentando a segurança de todos, o papel de sinalização segurança é realmente fundamental em qualquer empresa. Quais são os princípios básicos sobre sinalização segurança? Pode definir-se sinalização segurança como todo o conjunto de estímulos, visuais ou sonoros, que informam sobre a melhor conduta a tomar perante determinadas situações ou circunstâncias relevantes. O seu objetivo é pois chamar a atenção, de uma forma instantânea e determinada, para objetos ou situações que envolvam quaisquer tipo de riscos.


Quais são os objetivos da sinalização segurança?

Os objetivos de toda a sinalização segurança prendem-se com a forma como conseguem chamar a atenção, de forma inequívoca, para o procedimento a seguir perante uma dada situação de emergência. Por seu lado, perante a presença de sinalização segurança deve existir a possibilidade real de se cumprir aquilo que se indica. Por exemplo, se uma placa de sinalização indicar uma saída de emergência, esta deve realmente estar desimpedida, conduzindo assim à ação esperada de fuga atempada perante dado perigo. O que devo considerar na presença de sinalização segurança? Tenha em mente que a sinalização segurança não elimina a presença do risco. Ela simplesmente alerta e invoca determinadas formas de agir com rapidez e em segurança. Para que a sinalização segurança atinja o seu máximo de eficácia, não se esqueça dos seguintes princípios:

  • Evite a fixação de um número excessivo de placas nas proximidades umas das outras. O excesso de informação pode confundir as pessoas e levá-las a não tomar as medidas necessárias em determinada situação.

  • Evite a proximidade de sinais luminosos, pois tenderão igualmente a chamar demasiado a atenção e a confundir as pessoas sobra a ação a tomar.

  • Não utilize dois sinais sonoros em simultâneo.

  • Não utilize um sinal sonoro quando o ruído ambiente for demasiado ostensivo, abafando o sinal mais relevante.

  • Instale a sua sinalização segurança em locais bem iluminados e visível por todos.

  • Instale a sua sinalização segurança a altura e posição apropriados, sem obstáculos que interfiram na sua leitura inequívoca.

  • Se o espaço reservado à sinalização segurança tiver iluminação deficiente, use cores fotoluminescentes ou outros materiais refletores.

  • Retire os sinais quando a situação para a qual remetiam deixar de se aplicar.

  • Mantenha toda a sinalização segurança sempre limpa e livre de poeiras. Não permita placas de sinalização segurança partidas ou de alguma forma danificadas.

  • Verifique regularmente o bom funcionamento e a eficiência da sinalização segurança usada na sua empresa.

  • Assegure uma fonte de alimentação alternativa no caso dos dispositivos de segurança que usem alguma fonte de energia.

Que tipos de sinalização devo conhecer?

  • Sinais de proibição

Esta sinalização segurança proíbe comportamentos susceptíveis de exposição das pessoas ao perigo. Devem possuir uma forma circular, com um símbolo negro sobre fundo branco, uma margem e uma faixa em diagonal vermelhas.

  • Sinais de obrigação

Esta sinalização segurança impõe um dado comportamento e deve ter a forma circular com um pictograma branco sobre fundo azul.

  • Sinais de aviso

Esta sinalização segurança alerta para perigo ou risco presentes na zona onde se encontram. Devem ter uma forma triangular e um pictograma negro sobre fundo amarelo.

  • Sinais de segurança contra incêndio

Os sinais que assinalam a existência de material de combate a incêndios devem ter forma retangular ou quadrada e um pictograma branco sobre fundo vermelho, que deve cobrir, pelo menos, 50% da superfície do sinal.



Fonte: Mais Segurança

0 visualização
logotipo dks
LOGO HD PORTAS CORTA - FOGO

barras antipânico, portas corta fogo, dks, dks barras, dks portas corta fogo, porta corta fogo, portas corta fogo, segurança industrial, segurança contra incêndios, prevenção contra Incêndios

Atenção a DKS não envia boletos através de e-mail com bônus ou descontos caso tenha recebido um e-mail com este teor entre em contato conosco!

Entre em Contato

barras antipânico, portas corta fogo, dks, dks barras, dks portas corta fogo, porta corta fogo, portas corta fogo, segurança industrial, segurança contra incêndios, prevenção contra Incêndios

Atendimento

+55 (11) 2489-4040

+55 (11) 2480-2116

+55 (11) 94035-9940

+55 (11) 9.9361-3596 

 

LOGO WHATSAPP
LOGO WHATSAPP
  • Facebook - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Av. Amâncio Gaioli, 235 - Água Chata

Guarulhos - SP
São Paulo, SP 07251-250

barras antipânico, portas corta fogo, dks, dks barras, dks portas corta fogo, porta corta fogo, portas corta fogo, segurança industrial, segurança contra incêndios, prevenção contra Incêndios

® 2007- 2020 Todos Direitos Reservados a DKS Barras Indústria e Comércio de Arterfatos Ltda.