Portas corta-fogo no combate a incêndios



Importantes no combate aos incêndios, as portas corta-fogo são indispensáveis em muitos edifícios, pois impedem a propagação do fogo, assegurando a saída dos indivíduos e o acesso dos bombeiros que o combaterão. Apesar do nome, de acordo com o Major Charles Alexandre Vieira, da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) do Corpo de Bombeiros Militar, as portas corta-fogo protegem não somente do fogo, mas também evita que a fumaça entre nas escadas dos edifícios.


Material


Segundo o major, a necessidade, ou não, das portas e do material utilizado nas aberturas vai depender do tipo de escada (comum, protegida, enclausurada, ou à prova de fumaça). Além disso, cada porta possui uma nomenclatura apropriada, conforme sua indicação (P30, P60, P90, P120), que por sua vez é dada considerando o tempo de resistência ao calor.


“Dependendo da altura do edifício e do número de pavimentos será indicado um material diferente para a porta. Se for uma escada protegida, por exemplo, deverá ser de madeira maciça, com 2,5 cm de espessura e capacidade para resistir ao calor por até 30 minutos (P30), sendo uma escada enclausurada, a porta deve ser metálica, com revestimento interno em lã de vidro ou rocha. Esta poderá resistir ao calor por até duas horas (P120)”, explica o bombeiro.


Além dos diferentes materiais, a porta corta-fogo também deve possuir barra ou maçaneta própria para abertura e fechamento automáticos, bem como molas nas dobradiças para fechar e abrir com facilidade.


Porta aberta: perigo


Um dos problemas frequentes é o mau uso do equipamento: em muitos edifícios a porta fica permanentemente aberta. Neste caso, é importante que os moradores sejam orientados para que deixem as portas sempre fechadas. “As molas são a parte da porta que mais precisam de manutenção, afinal é o que mantém a porta fechada sempre. Se ela não fechar automaticamente e permanecer entreaberta, deve passar por manutenção, pois, deste modo, torna-se um caminho natural para a fumaça, como se fosse uma chaminé”, compara o major.


As condições gerais das portas corta-fogo devem seguir a Instrução Normativa 009, da Diretoria de Atividades Técnicas, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, que estabelece e padroniza os critérios para concepção, dimensionamento e o padrão mínimo para apresentação de projetos de segurança contra incêndios para sistemas de saídas de emergência.


O bombeiro ressalta que para que as portas apresentem bom desempenho durante um possível incidente é necessário realizar manutenções preventivas e a remoção de objetos que dificultem a circulação. “A conservação das portas corta-fogo é tão importante quanto à instalação, já que a simples presença física da porta não garante a segurança contra incêndios. Para proteger as pessoas é necessário que elas estejam em estado de funcionamento apropriado”, reforça o major Vieira.




Fonte: Condomínio SC

0 visualização
logotipo dks
LOGO HD PORTAS CORTA - FOGO

barras antipânico, portas corta fogo, dks, dks barras, dks portas corta fogo, porta corta fogo, portas corta fogo, segurança industrial, segurança contra incêndios, prevenção contra Incêndios

Atenção a DKS não envia boletos através de e-mail com bônus ou descontos caso tenha recebido um e-mail com este teor entre em contato conosco!

Entre em Contato

barras antipânico, portas corta fogo, dks, dks barras, dks portas corta fogo, porta corta fogo, portas corta fogo, segurança industrial, segurança contra incêndios, prevenção contra Incêndios

Atendimento

+55 (11) 2489-4040

+55 (11) 2480-2116

+55 (11) 94035-9940

+55 (11) 9.9361-3596 

 

LOGO WHATSAPP
LOGO WHATSAPP
  • Facebook - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Av. Amâncio Gaioli, 235 - Água Chata

Guarulhos - SP
São Paulo, SP 07251-250

barras antipânico, portas corta fogo, dks, dks barras, dks portas corta fogo, porta corta fogo, portas corta fogo, segurança industrial, segurança contra incêndios, prevenção contra Incêndios

® 2007- 2020 Todos Direitos Reservados a DKS Barras Indústria e Comércio de Arterfatos Ltda.