• Agencia X10

Porta Corta Fogo salvam vidas!



Obrigatórias em edifícios, as portas corta-fogo devem estar em conformidade com normas técnicas para que funcionem eficientemente. A DKS tem as melhores portas corta fogo para sua segurança. Conheça nossos produtos! Resistentes a altas temperaturas, as portas corta-fogo garantem a proteção contra incêndios, impedindo a passagem de chamas ou fumaça entre diferentes locais de uma edificação, além de serem utilizadas para a fuga de pessoas e para resgates. Por isso, a instalação desses equipamentos é obrigatória em locais públicos, como cinemas, teatros e shoppings e também em edifícios comerciais ou habitacionais por força de leis estaduais e municipais, já que não existe ainda um código nacional de prevenção e proteção contra incêndio.


As portas corta-fogo devem ser instaladas nos acessos a áreas de refúgio, corredores e saídas de emergência, separando os locais de risco. Elas podem ser produzidas com a combinação de materiais diversos, como madeira, aço, fibra cerâmica e vidro. Suas ferragens podem incluir dispositivos automáticos de fechamento, de rolamento de esferas dobradiças ou de mecanismos de travamento, devendo ainda conter selos, tiras e juntas para impedir a passagem de fumaça. O mais importante é que esses equipamentos devem atender aos requisitos das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para que funcionem adequadamente. As portas corta-fogo são classificadas em quatro tipos diferentes, cada uma para sua necessidade específica - P-30, P-60, P-90 e P-120 - indicando o tempo de resistência mínima ao fogo, um importante detalhe que, na instalação, deve cumprir orientação do Corpo de Bombeiros, observando-se as condições de esvaziar a edificação em caso de incêndio. Cada vez mais são exigidas certificações nacionais e internacionais que comprovem a qualidade de produtos e equipamentos integrantes de sistemas de combate a incêndio. A ABNT Certificadora dispõe de programa para portas corta-fogo, assim como outros itens de proteção, a exemplo de sprinklers, extintores e mangueiras de incêndio, barras antipânico, sinalização de segurança, líquido gerador de espuma e sistemas de extinção. As normas técnicas relacionadas a portas corta-fogo são elaboradas pelo Comitê Brasileiro de Segurança contra Incêndio (ABNT/CB-024). Confira:

  • ABNT NBR 15281:2005 - Porta corta-fogo para entrada de unidades autônomas e de compartilhamentos específicos de edificações, que fixa os requisitos exigíveis para construção, instalação, funcionamento, desempenho e manutenção de portas corta-fogo com dobradiça de eixo vertical, para entrada de unidades autônomas e de compartimentos específicos de edificações.

  • ABNT NBR 11742:2003 - Porta corta-fogo para saída de emergência, que fixa as condições exigíveis de construção, instalação e funcionamento de porta corta-fogo do tipo de abrir com eixo vertical, para saída de emergência. Esta norma está em revisão.

  • ABNT NBR 11711:2003 - Portas e vedadores corta-fogo com núcleo de madeira para isolamento de riscos em ambientes comerciais e industriais, que fixa os requisitos exigíveis para fabricação, instalação, funcionamento e manutenção de portas e vedadores corta-fogo, de acionamento manual e com sistemas de fechamento automático em caso de incêndio. Esta norma está em revisão.

  • ABNT NBR 13768:1997. Versão Corrigida:1999 - Acessórios destinados à porta corta-fogo para saída de emergência - Requisitos, que estabelece as condições exigíveis na fabricação, segurança e funcionamento de acessórios destinados a portas corta-fogo para saída de emergência.

Sobre a ABNT A ABNT é o Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela gestão do processo de elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC), influenciando o conteúdo de normas e procurando garantir condições de competitividade aos produtos e serviços brasileiros, além de exercer seu papel social. Além disso, a ABNT também é um Organismo de Avaliação da Conformidade acreditado pelo Inmetro para a certificação de diversos produtos, sistemas e programas ambientais, como o rótulo ecológico e a verificação de inventários de gases de efeito estufa.


Fonte: Abnt

12 visualizações0 comentário
logotipo dks
LOGO HD PORTAS CORTA - FOGO

barras antipânico, portas corta fogo, dks, dks barras, dks portas corta fogo, porta corta fogo, portas corta fogo, segurança industrial, segurança contra incêndios, prevenção contra Incêndios

Atenção a DKS não envia boletos através de e-mail com bônus ou descontos caso tenha recebido um e-mail com este teor entre em contato conosco!

Entre em Contato

barras antipânico, portas corta fogo, dks, dks barras, dks portas corta fogo, porta corta fogo, portas corta fogo, segurança industrial, segurança contra incêndios, prevenção contra Incêndios

Atendimento

+55 (11) 2489-4040

+55 (11) 2480-2116

+55 (11) 94035-9940

+55 (11) 9.9361-3596 

 

LOGO WHATSAPP
LOGO WHATSAPP
  • Facebook - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Av. Amâncio Gaioli, 235 - Água Chata

Guarulhos - SP
São Paulo, SP 07251-250

barras antipânico, portas corta fogo, dks, dks barras, dks portas corta fogo, porta corta fogo, portas corta fogo, segurança industrial, segurança contra incêndios, prevenção contra Incêndios

® 2007- 2021 Todos Direitos Reservados a DKS Barras Indústria e Comércio de Arterfatos Ltda.