Onde posso instalar a barra antipânico?


As Barras Antipânico são indicadas para portas normais de até 1,50 m de largura. A nova norma ABNT NBR 11785 indica que o comprimento da barra de acionamento, deve estender-se horizontalmente em, no mínimo, 50% da largura da folha da porta. O comprimento máximo desta barra deve ser de 1,30 m. Porém deve atentar-se para o peso de portas mais largas que 1,5 m. Portas pesadas acima de 200 kg prejudicam a durabilidade do equipamento.


Caso a sua porta tenha uma largura superior de 1,5 m é indicado transformá-la em porta de duas folhas.

Além disso, também é possível o uso em portas de vidro de até 10mm temperado. Esta porta quando nova deverá ser temperada com um recorte específico para a instalação das ferragens que suportarão a barra. Quando a porta já é existente deve se utilizar ferragens específicas para instalação de barra antipânico em porta de vidro já existente.

Para locais litorâneos o acabamento mais indicado para barra antipânico linha push é o preto. Na linha touch, por tratar-se de alumínio, todos os acabamentos possuem a mesma resistência.


Porém, não é indicado nunca instalar a barra antipânico em locais sem cobertura. Por tratar-se de um equipamento de segurança deve-se manter em um ambiente protegido para evitar a necessidade de manutenção com maior frequência.


Está com dúvidas sobre qual barra antipânico escolher e qual o local mais adequado para a instalação? Entre em contato com a Dks, temos as malhores opções para você!




85 visualizações0 comentário