Mitos e verdades sobre portas corta-fogo




Você já parou e percebeu que cada tecnologia, equipamento, instrumento ou produto disponível no mercado traz mitos e verdades relacionados a ele?

Isso não poderia ser diferente com as portas corta-fogo, cuja principal função é proteger a vida das pessoas até sua evacuação de um edifício em caso de incêndio. Esses mitos e verdades vão esclarecer dúvidas que pairam no mercado e ajudar a escolher o melhor produto para cada necessidade.

E é por isso que no post de hoje decidimos listar os principais mitos e verdades relacionados às portas corta-fogo. Não deixe de conferir!


Mitos sobre portas corta-fogo

São todas iguais

Um mito comum é que as portas corta-fogo são todas iguais e não podem ser personalizadas de acordo com o ambiente onde serão instaladas. Na verdade, elas podem sim ser personalizadas, inclusive receber revestimento decorativo e acessórios especiais para ficar em harmonia com o ambiente e atender às necessidades de seus usuários.


São tão robustas que não precisam passar por manutenção

Por serem compostas por material mais resistente, as portas corta-fogo dão a entender que não precisam passar por manutenção, como os outros tipos de porta. Mas isso não é verdade, já que para funcionar adequadamente, as portas corta-fogo precisam ser submetidas a manutenções preventivas e corretivas. A falta delas pode fazer com que a porta não cumpra seu papel durante um incêndio e coloque em risco a vida das pessoas.


Alguns materiais que as compõem não são imunes ao fogo

Para ser resistente ao fogo, o conjunto da porta corta-fogo deve ser, obrigatoriamente, constituído por materiais incombustíveis, ou seja, que não entram em combustão nem aumentam as chamas de incêndios. Então, a ideia de que as portas corta-fogo são compostas por alguns materiais não imunes ao fogo é um mito. Todo material e componente deve ter características de alto ponto de fusão e baixo grau de pirólise, e não liberar gases letais.


Nunca podem ser trancadas

Portas corta fogo para rota de fuga podem ser trancadas por fora, mas não por dentro, sentido de evasão de pessoas. Em caso de incêndio, todos devem sair do ambiente o mais rápido possível. É válido lembrar que também existem portas corta fogo para exclusiva proteção de ambientes com documentos e equipamentos, estas são trancadas por dentro e por fora, com abertura ligada a sistema de alarme de incêndio.


Verdades sobre portas corta-fogo

Isolam fogo e gases quentes em caso de incêndio

Assim como as chamas, a fumaça resultada de um incêndio também é muito prejudicial ao ser humano. Ela pode causar graves lesões e até levar uma pessoa ao óbito. Estima-se que cerca de 80% dos óbitos em incêndios são por inalação de vapores e produtos químicos. É por isso que as portas corta-fogo também podem isolar a fumaça no ambiente em que se encontra o foco do incêndio.

As dobradiças utilizadas devem ser específicas

As dobradiças utilizadas nas portas corta-fogo devem ser, obrigatoriamente, específicas para elas. Isso porque,  precisam fazer com que a porta feche sozinha a partir de 60 graus de abertura, precisam resistir a altas temperaturas, além de serem robustas para aguentar abertura e fechamento brusco por muito tempo. As dobradiças mais utilizadas e certificadas são as com mola regulável.

Podem ser acústicas

As portas corta fogo são fabricadas com núcleo termo acústico, proporcionando um bom isolamento acústico, cerca de 20 decibéis de redução quando aplicadas com borracha periférica. Rodo inferior ou borracha guilhotina anti chamas aumentam ainda mais a performance.


Visor

A norma permite uso de visor em portas corta fogo desde que resistam a temperaturas por tempo compatível a certificação da porta. Os visores não podem ultrapassar o tamanho de 0,6m² e devem possuir certificação própria. Atualmente existem no mercado vidros aramados transparentes com película de proteção contra impacto.



Fonte: Prenova

0 visualização
logotipo dks
LOGO HD PORTAS CORTA - FOGO

barras antipânico, portas corta fogo, dks, dks barras, dks portas corta fogo, porta corta fogo, portas corta fogo, segurança industrial, segurança contra incêndios, prevenção contra Incêndios

Atenção a DKS não envia boletos através de e-mail com bônus ou descontos caso tenha recebido um e-mail com este teor entre em contato conosco!

Entre em Contato

barras antipânico, portas corta fogo, dks, dks barras, dks portas corta fogo, porta corta fogo, portas corta fogo, segurança industrial, segurança contra incêndios, prevenção contra Incêndios

Atendimento

+55 (11) 2489-4040

+55 (11) 2480-2116

+55 (11) 94035-9940

+55 (11) 9.9361-3596 

 

LOGO WHATSAPP
LOGO WHATSAPP
  • Facebook - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Av. Amâncio Gaioli, 235 - Água Chata

Guarulhos - SP
São Paulo, SP 07251-250

barras antipânico, portas corta fogo, dks, dks barras, dks portas corta fogo, porta corta fogo, portas corta fogo, segurança industrial, segurança contra incêndios, prevenção contra Incêndios

® 2007- 2020 Todos Direitos Reservados a DKS Barras Indústria e Comércio de Arterfatos Ltda.