• Agencia X10

Conheça as Normas e Certificados essenciais para Barra Antipânico!



Uma Norma Brasileira traz requisitos para fabricação e segurança desses dispositivos, que podem ser certificados pela própria ABNT. A DKS entende a importância de seguir todas as normas para a segurança. Por isso, todos os seus produtos são certificados e homologados! A ABNT NBR 11785:1997 — Barra antipânico – Requisitos, é a norma técnica que estabelece as condições para fabricação, segurança e funcionamento desse dispositivo destinado às saídas de emergência. A barra antipânico permite a abertura de portas de saídas de emergência de forma simples, já que, em vez de girar alavancas ou maçanetas, basta que a pessoa jogue seu peso nesse mecanismo para abri-lo imediatamente. A Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos (Abravidro) destaca que há no mercado travas antipânico desenvolvidas especialmente para aplicação em portas de vidro. A entidade, que responde pela Secretaria Técnica do Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-037), alerta que a segurança vem em primeiro lugar, por isso sempre deve ser observada a norma, elaborada pelo Comitê Brasileiro de Segurança Contra Incêndio (ABNT/CB-024) há mais de 20 anos e cujo conteúdo foi confirmado em 2008. A norma técnica orienta a fabricação, a instalação e a manutenção de barras antipânico, fixando os requisitos de tamanhos, medidas, desempenho, materiais e características desses dispositivos. Também estabelece os ensaios de desempenho aos quais a barra antipânico deve ser submetida. Determina, por exemplo, que os materiais que a compõem devem ser metálicos e que o ponto de solidus (o momento em que a substância começa a passar do estado sólido para o líquido) dos componentes da barra não pode ser inferior à temperatura de 500 °C.




A obrigatoriedade do uso desses dispositivos depende das determinações do órgão fiscalizador em cada região. Em São Paulo, o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP) aplica a Instrução Técnica nº 11 — Saídas de emergência, que exige a instalação de barras antipânico em: portas das saídas de emergência das salas; rotas de fuga; portas de comunicação com os acessos às escadas e descargas; e locais de reunião de público com capacidade de lotação acima de cem pessoas.  

Certificação Acreditada junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a ABNT dispõe de programa de certificação específico para barras antipânico, entre outros produtos relacionados à proteção contra incêndio. Atualmente, além das barras antipânico, há programas de certificação para: portas corta-fogo; isolante térmico para porta corta-fogo; acessórios para porta corta-fogo; sprinklers; extintores de incêndio; indicador de pressão para extintor; esguichos de jato regulável para combate a incêndio; pó para extinção de incêndio; mangueiras de incêndio; união para mangueiras de incêndio; serviço de inspeção e manutenção de mangueiras de incêndio; sistema de extinção de incêndio para veículos off-road, florestais e agronegócio; líquido gerador de espuma; sistemas de extinção; hidrantes; proteção passiva; e instalação e equipamentos de combate a incêndio.


Sobre a ABNT


A ABNT é o Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela gestão do processo de elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores.


A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC), influenciando o conteúdo de normas e procurando garantir condições de competitividade aos produtos e serviços brasileiros, além de exercer seu papel social. Além disso, a ABNT também é um Organismo de Avaliação da Conformidade acreditado pelo Inmetro para a certificação de diversos produtos, sistemas e programas ambientais, como o rótulo ecológico e a verificação de inventários de gases de efeito estufa.


Fonte: Abnt

7 visualizações
logotipo dks
LOGO HD PORTAS CORTA - FOGO

barras antipânico, portas corta fogo, dks, dks barras, dks portas corta fogo, porta corta fogo, portas corta fogo, segurança industrial, segurança contra incêndios, prevenção contra Incêndios

Atenção a DKS não envia boletos através de e-mail com bônus ou descontos caso tenha recebido um e-mail com este teor entre em contato conosco!

Entre em Contato

barras antipânico, portas corta fogo, dks, dks barras, dks portas corta fogo, porta corta fogo, portas corta fogo, segurança industrial, segurança contra incêndios, prevenção contra Incêndios

Atendimento

+55 (11) 2489-4040

+55 (11) 2480-2116

+55 (11) 94035-9940

+55 (11) 9.9361-3596 

 

LOGO WHATSAPP
LOGO WHATSAPP
  • Facebook - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Av. Amâncio Gaioli, 235 - Água Chata

Guarulhos - SP
São Paulo, SP 07251-250

barras antipânico, portas corta fogo, dks, dks barras, dks portas corta fogo, porta corta fogo, portas corta fogo, segurança industrial, segurança contra incêndios, prevenção contra Incêndios

® 2007- 2020 Todos Direitos Reservados a DKS Barras Indústria e Comércio de Arterfatos Ltda.