• Agencia X10

A importância das Portas Corta Fogo!




Os armários corta fogo são indicados para o armazenamento seguro de combustíveis e substâncias inflamáveis em geral, de forma que uma fonte de incêndio não tenha contato com as mesmas ou ainda evitando que princípios de fogo se agravem. Processos industriais ou qualquer tipo de empreendimento em que se armazenam solventes, álcool, thinner, tintas ou gasolina precisam de um armazenamento seguro conforme detalha a NBR 17.505 passivo de multa.

Há também armários para armazenamento de produtos corrosivos. São indicados para estocagem segura de ácidos, bases e reagentes. Esses modelos também são recomendado principalmente para laboratórios ou quaisquer depósito de produtos químicos perigosos.

Deve-se manter o cuidado para que o armazenamento do conteúdo no interior dos armários seja realizado em frascos fechados. Além disso é vedada a manipulação e transferência de líquidos dentro do mesmo. Eventuais derramamentos e a volatização das substâncias devido à falhas de fechamento, comprometem a qualidade do produto provocando oxidações e mau funcionamento. É também possível instalar um sistema de exaustão forçada, captadas pelas saídas laterais do armário dotadas de telas corta chamas, melhorando a eficiência de uso do produto. Recomenda-se o armazenamento dos líquidos em containers de segurança, aumentando a segurança de todo o sistema de transferência, transporte e armazenamento de líquidos perigosos. Em casos de derramamentos acidentais, o líquido ficará retido na própria prateleira, quando é construída em forma de bandeja, conforme o caso, ou ficará retido na base do armário onde existe um dique de contenção. Para os dois casos é de extrema importância drenar o mais rápido possível o líquido, para que reaja por menos tempo possível com o corpo do armário. É possível manter ou realizar a limpeza de derramamentos com tecidos específicos, como mas mantas absorventes.



Fonte: Água Doce LTDA

5 visualizações0 comentário