10 dicas de higienização e conservação para seu EPI durar mais tempo




Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são dispositivos de uso individual que servem para garantir e preservar a segurança do trabalhador em caso de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Este conceito é definido pela Norma Regulamentadora de número 6 (NR 6) do Ministério do Trabalho e Emprego, que também define como obrigatório que o empregador disponibilize os EPIs adequados para cada função, sempre de forma gratuita e em boas condições de uso.

No Brasil, os EPIs só podem ser vendidos com um Certificado de Aprovação (CA), que serve para atestar que o equipamento passou por testes e estudos comprovando que ele é realmente eficiente para atenuar os riscos ocupacionais.

Além de adquirir e disponibilizar os EPIs, os empregadores têm a obrigação de oferecer treinamentos de capacitação a seus colaboradores, de modo que todos saibam como utilizar os dispositivos de maneira correta e segura. Também é imprescindível que o trabalhador entenda a importância de cada um dos equipamentos e se preocupe em mantê-lo conservado e higienizado.


10 dicas de higienização e conservação para os EPIs

Caso o EPI seja lavável, prefira sempre realizar a lavagem com sabão neutro;

Esteja atento para EPIs que devem ser higienizados com produtos específicos. É o caso de óculos de proteção, por exemplo;


Seque os EPIs na sombra, pois eles podem ser danificados quando expostos ao sol;

Tome cuidado para não derrubar o EPI durante a higienização, pois isso pode comprometer sua integridade;


Assim que utilizar o EPI, guarde-o corretamente em local seguro e livre de fatores potencialmente prejudiciais ao material do equipamento — como calor ou umidade;

Nunca guarde o EPI molhado ou úmido, pois ele pode criar mofo ou outras bactérias;

Nunca misture os EPIs com o seu vestuário;


Jamais utilize os calçados de segurança sem meias;

Se o EPI foi descartável, sempre faça o descarte em um local adequado;

Utilize pó anticéptico diariamente ao utilizar os calçados de segurança.


Dica importante: a higienização e conservação dos EPIs são ações que devem ser realizadas regularmente, e fazem parte da segurança do trabalho. Isso significa que é necessário que essas dicas sejam cumpridas adequadamente para garantir a eficiência dos equipamentos, além de promover a qualidade de vida do trabalhador.



Fonte: Tuiuti

12 visualizações0 comentário